SENTE-SE - Uma nova forma de redescobrir a Madeira

O evento SENTE-SE, que ocorreu durante todo o mês de Abril, foi um convite a chefs e profissionais da gastronomia, e ao público regional e continental para embarcarem numa viagem sensorial única. Em colaboração com o projeto Casa Gastronomia, protagonizamos jantares, almoços, degustações, provas e vivências exclusivas, aqui no Solar da Bica e por toda a ilha.


O início foi perfeito, no Sábado (10), onde começamos logo com uma experiência que vai além de um prato que chega à mesa.


No nosso Almoço na Brasa, fizemos uma viagem pela história da Ilha da Madeira a partir da Rota da Cal, que incluiu uma visita pedestre pelo Núcleo Museológico, aqui em São Vicente.


Um passeio guiado pelo Sr. Joel Freitas, proprietário do Solar e também criador e anfitrião do projeto que mantém a história viva, do período em que a extração de calcário era uma importante fonte de rendimento na ilha.


No caminho que passa pela Floresta Laurissilva, Património Mundial Natural da UNESCO, o Sr. Joel conduziu uma conversa descomplicada e apaixonada pelos elementos que compõem a história do lugar, como as pedreiras de pedra calcária, o forno de cal, palheiros, levadas e um conjunto de fósseis com mais de cinco milhões de anos.


Ao almoço, estivemos ao comandando da maravilhosa, chef Aurora em conjunto com o Sr. Joel. Ela no fogo de chão com referências da sua cozinha “farm to table” e ele com a tradicional espetada madeirense. Ambos a partilhar os sabores da Madeira.



Terminamos o dia com a companhia da música do Tiago Sena Silva e uma experiência disruptiva com Vinho Madeira, novamente com a chef Aurora Goy, do restaurante Apego no Porto, a apresentar um menu de degustação harmonizado do início ao fim com a bebida licorosa. Foram harmonizações improváveis, que apresentaram o potencial versátil do vinho, num momento inédito, o primeiro jantar totalmente harmonizado com Vinho Madeira.



No Domingo (11), o convite foi o de se SENTIR em Casa, num Brunch com a Chef Aurora e a Sra.Ferdinanda, co-proprietária e líder dos sorrisos do Solar da Bica, e foram os sorrisos calorosos que marcaram este momento de descontração. Os melhores produtos da horta foram servidos com uma dose especial de carinho para finalizar o fim-de-semana. Os ovos, os legumes, as frutas, o pão de fermentação lenta, o iogurte caseiro, e os prato especiais preparados pela Chef Aurora foram as estrelas deste Domingo.


O segundo fim-de-semana, foi dedicado aos amigos e à família.

Começamos na sexta (16), num jantar especial, harmonizado com cervejas artesanais da Madeira, as cervejas do Almirante do Atlântico.

O cervejeiro alemão, Andreas Gustl, além de trazer os seus barris, também assinou as preparações gastronómicas do jantar, numa noite de comida reconfortante e cerveja sublime.



Começamos o Sábado (17), com um passeio sensorial pela nossa produção biológica, contactando com a terra e semeando o que é da época.


Seguimos o dia num ambiente descontraído e de confraternização, ideal para estar com os amigos e família, e sempre acompanhados da privilegiada paisagem de São Vicente e do som da boa música do Dj Romano Faria.

Uma tarde ao sol, com as cervejas artesanais Almirante do Atlântico e os petiscos preparados pelo Chef Ricardo Vieira, que assinou o menu dos pratos e petiscos a partir da sua cozinha autoral com referências às suas vivências pelo mundo e valorização dos ingredientes madeirenses.



O Domingo, é para a família, portanto o almoço foi preparado com muito amor e carinho pelas Tias da família Freitas, da família Solar da Bica!

Almoçamos num dos lugares mais lindos, a Rota da Cal, e partilhamos uma mesa farta com preparações típicas do período do Espírito Santo, como o atum com favas, feitos pelas cozinheiras de mão cheia, Daniela e Dina. Um dia de família para família.


O último fim-de-semana desta onda de experiências do SENTE-SE, teve como foco as tradições, São Vicente, a família e as pessoas, um culminar de um mês repleto de momentos únicos, exclusivos e irrepetíveis!


Para ocupar a cozinha, convidamos Filipe Janeiro, o chef ribatejano do projeto Seu Chef, para transformar o Solar da Bica na sua casa.


O primeiro momento, foi o jantar de sexta (23), com um menu degustação composto por cinco momentos, onde o chef Filipe surpreendeu com as suas criações, que tiveram uma assinatura contemporânea com referências asiáticas, onde o mesmo morou por alguns anos.


Para tornar tudo ainda mais especial e único, o jantar contou com uma harmonização de vinhos da Madeira, tranquilos e generoso, elaborada com a mestria da Dra.Rubina Vieira, responsável pelo Gabinete de Ações Educativas do IVBAM- Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira, um dos parceiros mais importantes do evento.


No Sábado (24), recuperamos e passamos o ensinamento de uma das tradições mais deliciosas da nossa família, o Cuscuz, com a companhia, supervisão e ensinamentos da mestre, a maravilhosa Sra.Fátima.

Um workshop para manter a tradição e por a mão na massa, descobrindo os segredos deste incrível e versátil produto.

Mas a comida não ficou por aí, tivemos bolo de noz e broas da Sra.Fátima, pão a lenha, bolo de mel, queijadas da Requejema , macarrão à moda de São Vicente e sidra artesanal do Santo da Serra.



Fechamos este mês de iniciativas únicas, numa data muito importante, o 25 Abril, e a melhor forma para celebrar é sempre com comida, amigos e claro um brunch ;D

O chef Filipe preparou um Brunch muito especial com produtos da horta do Solar e com os ovos das galinhas felizes. Foram 5 momentos de degustação, aos quais se juntaram os já conhecidos e amados produtos do nosso pequeno-almoço.


Créditos: Gabrielle Muniz ; Tiago Sena Silva; Nuno Perestrelo; Casa Gastronomia; Solar da Bica.